Menu principal

Líder machista é duramente corrigido

153 Visualizações, Iniciado por Ram, 06 de Abril de 2025

Ram

machismo no Além, machistas no Céu, misoginia no mundo espiritual
Líder machista é duramente corrigido

O episódio abaixo ocorreu há mais de um século, visto que foi narrado em 1920. É um trecho do último livro de A Vida Além do Véu (1913-1920).

Sobre as Esferas: De um modo geral, existem 7 esferas principais no Astral terreno. Mas o livro refere uma quantidade muito maior. Talvez eles chamem de "esfera" a qualquer nível intermediário entre um Céu e outro.

Quem é Wulfhere: Uma líder de alguma esfera superior. Seu caráter doce e gentil não esconde sua personalidade de vontade poderosa que a tudo vence.

Ambientação da cena descrita: é um lugar da Terceira Esfera a que certa multidão de almas se dirigiu em busca de progresso.

CitarO poder de Wulfhere subjuga uma rebelião
A Vida Além do Véu
Trecho do Livro V: Os planos exteriores do Céu

Quarta, 20 de outubro de 1920.

Penso que não eram menos de dez mil, ou aproximadamente isso, o número dos que se agruparam abaixo das escadas diante da Casa das Ordens. Wulfhere tinha seu posto sobre o topo da escadaria, e esperava enquanto chegavam a algum acordo, pelo qual poderiam apresentar diante dela seu apelo comum. É assim na Esfera Três, já que aqui não estão completamente afastados das influências da terra, estando apenas dois estágios adiantados além dela, e este avanço não é tão grande para resultar em um acesso a um poder maior para educar certos elementos de fraqueza. Não é apenas um progresso para frente, mas uma preparação para o tempo em que o chamado lhes seja feito para seguirem em seus caminhos.

Assim, é por isso que a Esfera Três é dividida em muitos departamentos de pessoas, cada um com uma linha especial de treinamento. Muitos dos que são admitidos nesta esfera precisam passar por muitos deles, e alguns por todos eles. É a esfera que ainda é muito sensível à terra e aos pensamentos dos que ainda lá estão encarnados, porque, primeiramente, é pouco afastada; em segundo lugar, muitos desta esfera têm amigos ainda na vida terrena. Entre estes e aqueles há muitos sentimentos correspondentes, apesar de que nem são muito claramente capazes de entender a causa de tal efeito, nem onde nem como chegam a eles.

Bem, em um destes departamentos Wulfhere foi colocada, e esta Casa das Ordens era de onde os direcionamentos eram enviados como obrigações a serem cumpridas por aqueles daquela colônia em particular. Mas nem sempre estavam contentes em levar adiante tais tarefas que lhes foram dispostas, e aqui estavam, neste momento, dez mil deles para nos dizer por quê.

Sua Senhora estava sozinha no topo da escada, e nós do grupo, em número de vinte e um, estávamos juntos abaixo do pórtico cujas arcadas uniam-se acima de nós, mantendo-nos afastados de alguma forma, não sendo vistos pela multidão.

Finalmente ela lhes falou desta maneira: "Agora que se aquietaram um pouco, minhas crianças, eu gostaria de conhecer a sua parte e, quando acabarem, tentarei ajudá-los. Contenham-se portanto, enquanto estes tentam dizer-me o que está errado".

Então ao topo da escadaria veio um alto e agradável homem, e ficou ali por uns momentos, afastado de seus companheiros. Depois disso, levantou a cabeça e falou com ela. "Nós viemos até a senhora para colocar o que sentimos estar, não só errado, como também injusto. O que sentimos estar errado é que a senhora, uma mulher, seja colocada acima de nós que não estamos acostumados a uma liderança como a sua, porque temos seguido a liderança de homens, e também de homens que foram eleitos por nós para nos liderarem e, mais ainda, para nos liderarem no caminho que nós mesmos indicamos. Esta é a nossa reclamação em primeira forma. É o que chamei pelo nome de 'erro'.

"A injustiça que atenta dolorosamente nossa paciência, madame, é que não fomos escolhidos para melhores locais. Isto não é uma reclamação justa de todos nós, porque há alguns aparentemente ainda não ajustados para serem elevados, nem pela extensão de trabalho, nem por terem atingido qualificações no trabalho deste reino. Mas a maioria de nós está bem ajustada e muito merecedora da promoção, e esta é a nosso clamor a respeito de injustiça, e esta é a nossa reclamação".

"Penso", disse Wulfhere, "meu pequeno, que você..."

Mas ele cortou rapidamente suas palavras e disse, "Não quero trocar palavras com você, você sendo uma mulher, madame, mas protesto por assumir sua maternidade em relação ao meu comportamento. Não sou seu pequeno, madame, e peço que me trate como o delegado escolhido destes meus camaradas que não podem obter o que gentilmente viemos pedir-lhe. Não sabemos quem a colocou aqui, nem de onde veio. Mas quando nosso Senhor Shonar nos deixou, descobrimos que você tinha sido colocada na Casa das Ordens. Portanto, é por isso que viemos a você, esperando falar claramente. Mas somos homens maduros e capacitados, e com vontades todas nossas para usarmos. Se conseguirmos o que queremos por sua vontade, tudo estará bem. Se escolher não nos ouvir..."

"E se eu escolher não ouvir, sim?"

"Madame, peço sua resposta, e espero que elabore esta resposta sabiamente."

"Responderei a você, meu pequeno", disse ela, "e eu não uso o termo de forma indelicada. Você é o delegado de seus companheiros aqui, e é um dos mais fortes de todos. É por isso que escolheram você para falar comigo. Sua força de vontade e de mente não é pequena, e isso é bom. Mas você as usa com falta de humildade. Pelo seu próprio bem, mas mais pelo bem dos que estão atrás de você, a quem você está enganando, é necessário que eu lhe mostre o limite de seus poderes.

Ele ficou parado. Mas ela olhava para baixo, diretamente sobre ele, nem seriamente nem brava, mas quase casual.

(...)

Ela então falou às pessoas, "Meus pequenos," disse, "se eu os chamo assim, vocês têm o direito por sua vez de saberem que tenho força para governar vocês, e guiá-los como uma mãe poria ordem em sua família de bebês. Este homem é o seu líder escolhido, e nisto mostraram sabedoria, porque realmente ele é o maior entre vocês todos. Mas ele não está, de jeito nenhum, ajustado em todas as partes. Eu, portanto, vou mostrar a ele e a vocês que ele é para mim, como vocês são, uma criança que necessita de liderança sábia para que possa seguir seu caminho sem infortúnios".

Então ela se voltou para ele e colocou suas mãos em seus ombros e, assim que fez isso, ele se tornou mudado em seu aspecto. Seu cabelo ficou branco e seus joelhos começaram a falhar. Suas roupas ficaram de um tonalidade pálida, e seus olhos parados e com olheiras. Ela tirou suas mãos e falou a ele, sem deixar de ser gentil, "E agora, meu pequeno, considera-me forte e poderosa, e seguirá minha orientação?"

E numa voz fraca ele disse, "Madame, a senhora é o que diz ser. Ajustada para nos liderar. Mas não a seguirei por sua ordem. Reconheço a mensagem de sua mente sobre mim, madame, irei para onde me aconselhar ir, madame".

"Agora, minha criança, você tem em si mais doçura e mais dignidade do que tinha quando veio falar a mim com mais palavras e menos sabedoria. Você já vê que é bom que trilhe o caminho que já fez mais uma vez, mas desta vez mais cuidadosamente. Por esta razão seu progresso será acelerado. Portanto, de coração, vou mandar-lhe minha vontade e de meu poder, e quando vier novamente a mim, será capaz de me ajudar no governo destas pessoas, e valorizarei seu serviço".

Ele ajoelhou-se diante dela, e ela impôs suas mãos sobre sua cabeça inclinada com longos cabelos grisalhos. Então ele a deixou, e andando vagarosamente, e quase parando, desceu as escadas, passou pela multidão que se abriu à sua passagem em jornada para a Esfera Um, para a qual ele fora reduzido em suas condições.

Você vê, meu filho, ele não podia ficar na Esfera Três estando condicionado ao ambiente da esfera Um. Portanto, por sua própria vontade, partiu.
(...)

Frum Patrcia